Participar e democratizar

  • Promover a participação alargada das comunidades académicas, por meio da criação de assembleias de escola com composição alargada.
  • Assegurar a independência e a separação de poderes entre os conselhos científicos e pedagógicos e os outros órgãos de gestão e garantir que detêm os poderes necessários para levar a cabo as suas atribuições.
  • Garantir o direito de voto na universidade e nas escolas a todos os professores e investigadores, de carreira ou contratados a termo certo, do grupo ULisboa.
  • Promover políticas de combate a todas as formas de discriminação constitucionalmente salvaguardadas, assim como as práticas de assédio moral, assédio sexual e de bullying científico.
  • Garantir o funcionamento de gabinetes jurídicos independentes, que defendam o interesse dos docentes e investigadores, evitando situações de falta de lisura e transparência do poder instituído.


Informar e prestar contas

  • Lançar uma prática de divulgação por toda a universidade dos documentos relativos a programas, orçamentos e contas.
  • Transformar o Procurador da universidade numa instância de averiguação de queixas e de promoção de defesa de boas práticas.
  • Garantir transparência e legalidade nos processos de constituição dos júris de contratação e preenchimento dos lugares do quadro e o adequado escrutínio das suas decisões.
  • Estabelecer momentos de diálogo direto em cada escola entre a equipa reitoral e a comunidade escolar.


Contratar e promover

  • Estabelecer uma política plurianual de recrutamento de docentes e investigadores que dê resposta à necessária renovação geracional dos quadros docentes e de investigação.
  • Criar planos de pessoal que dignifiquem as carreiras docente e de investigação, salvaguardando as legítimas aspirações dos seus docentes e investigadores, muitos deles há décadas na mesma categoria profissional.
  • Promover o debate e implementação de um plano de mitigação da precariedade laboral nas áreas de investigação e docência.
  • Defender a implementação, com o envolvimento dos docentes, de formas mais justas e equilibradas de distribuição de serviço docente, evitando a fragmentação, reforçando os apoios administrativos e facilitando a mobilidade ensino-investigação.


Debater e inovar

  • Refletir sobre os aspetos formativos da universidade, nomeadamente a reorganização da oferta formativa.
  • Garantir a transversalidade curricular e de competências e promover a colaboração e a articulação entre as escolas para projetos pedagógicos e de investigação, que se querem abertos e participados.
  • Potenciar e agilizar processos de ligação científica, pedagógica e administrativa entre as escolas da Universidade.
  • Assegurar que somos uma universidade de excelência e dignidade em práticas e resultados.